Quimatic

Lubrificantes

P. C. F. FUNDO CONVERTEDOR DE FERRUGEM


DESCRIÇÃO DO PRODUTO

P. C. F. é uma composição de agentes convertedores de ferrugem, que transformam a ferrugem num fundo preto, resistente à corrosão, preparando a superfície para o recebimento de pintura de acabamento, sem a necessidade de jateamento ou lixamento.

Finalidade

P. C. F. é indicado para a preparação de superfícies metálicas enferrujadas para pintura, através da conversão da ferrugem num fundo preto resistente à corrosão. P.C.F. pára a ferrugem na hora.

Características

P. C. F. torna desnecessária a remoção da ferrugem por processos mecânicos, economizando o trabalho e o custo desta remoção. É aprovado pelas principais indústrias. Dispensa o uso de outros fundos. Suporta até 100 °C depois de aplicado e seco. Único com proteção acrílica que confere maior resistência e adesão ao substrato. Pode ser pintado com esmalte sintético, tinta epóxi, tinta PU etc. Não usar tintas a base de água ou tintas a base de nitrocelulose. Testar a compatibilidade da tinta com P.C.F. antes do uso.

Propriedades

Aspecto Líquido viscoso marrom
Odor Característico, picante
Densidade a 25 ºC 1,0 – 1,1 g/cm3
pH 3,5 – 4,2
Teste de conversão Conforme padrão
Teste de adesão 3 – 5
Viscosidade Copo Ford 4 a 25 ºC 65 – 85 seg


Aplicações

Usar escova de aço ou lixa para remover sujeira e ferrugem solta. Se existir tinta solta ao lado da ferrugem, passar a escova sobre ela para limpar e expor a ferrugem que porventura esteja instalada por baixo. Eliminar pó e oleosidade da ferrugem com desengraxante QUIMATIC ED SOLV. Aplicar o P.C.F. sobre a superfície enferrujada e sobre restos de tinta. Não retornar o pincel sujo para dentro do frasco de P.C.F. Separar a quantidade a ser utilizada em outro recipiente descartando o que sobrar no final da pintura.

Deixar secar por no mínimo 5 horas. É necessário aplicar uma segunda demão e esperar o produto curar por no mínimo 12 horas. Após a segunda demão e o período de cura, recobrir o mais rapidamente possível com tinta de acabamento do tipo esmalte sintético ou tinta à base de resina epóxi (com endurecedor à base de poliamida). Na orla marítima usar tinta resistente a raios UV (tinta à base de PU). Não deixar a superfície com P.C.F. molhar (pela ação da chuva, por exemplo) antes da aplicação da tinta de acabamento. Se isso ocorrer aplicar o produto novamente. Nunca usar tintas a base de água, nem lacas ou tintas automotivas à base de nitrocelulose. Em caso de dúvida fazer um teste com a tinta sobre uma pequena superfície de P.C.F.

A qualidade da tinta utilizada sobre o P.C.F. é de extrema importância, uma vez que o P.C.F. sendo um fundo atua como agente de ligação entre a superfície e a tinta. Portanto a tinta é que sofrerá a ação dos agentes externos. Assim, quanto melhor for a tinta, maior será a durabilidade da proteção. Enquanto o P.C.F. não secar é fácil limpar os utensílios de pintura com água.

Embalagens

Produto comercializado em embalagens de 100 e 500 mL; 1, 5, 20 e 200 L.

Informações de segurança

Atenção: Não ingerir, impedir contato com os olhos. Recomenda-se usar óculos e luvas de segurança no manuseio. Usar em locais bem ventilados. Estritamente para uso industrial. Manter longe de crianças e animais. Para maiores informações e limitações de responsabilidade consultar a FISPQ.