Quimatic

Lubrificantes

TAPEREPAIR® - BANDAGEM INDUSTRIAL - REPARO EMERGENCIAL DE TUBULAÇÕES COM VAZAMENTOS


DESCRIÇÃO DO PRODUTO

TAPEREPAIR® é um kit de emergência, constituído por uma massa epóxi e uma bandagem impregnada com resina hidroativada.

Finalidade

TAPEREPAIR® é indicado para estancar vazamentos de tubulações, em situações de emergência, mesmo com o fluido vazando em baixa pressão.

Utilizado em tubulações nos setores químico, oil&gas, mineração, agrícola, metal-mecânico, saneamento e demais indústrias. Pode ser aplicada sobre metal, aço inox, PV C, cobre, fibra de vidro, concreto, cerâmica, poliéster, etc.

Características

TAPEREPAIR® é oferecido em kits com três tamanhos (5 cm x 3,5 m; 10 cm x 9,0 m e 15 cm x 9,0 m), sendo adequado para tubulações com diâmetro de até 14”. O kit é composto por bandagem impregnada com resina hidroativada + massa epóxi, na forma de tubete + 1 par de luvas. A massa epóxi veda o furo e a bandagem, que é hidroativada, é enrolada no tubo ao redor do furo e da massa, de forma que ela vai aderindo nas voltas consecutivas, prendendo a massa no orifício até que ela definitivamente fique curada e estanque o vazamento.

Propriedades

Aspecto Bandagem branca embebida com resina PU clara
Odor Característico, leve
Solubilidade em água (Bandagem) Reage com a água endurecendo.
Tempo de manuseio 3 a 5 minutos
Cura funcional 30 minutos após a aplicação
Dureza Shore D Aprox. 70
Pressão de trabalho 27 bar (400 psi) com picos de 148 bar (2175 psi)
Temperatura contínua de trabalho Até 150 °C com picos de 200 °C


Aplicações

1. Desligue a pressão e isole o vazamento. Caso não seja possível, reduza a pressão ao máximo. Limpe a área a ser reparada com desengraxante QUIMATIC ED SOLV e lixe o substrato ao redor do vazamento para deixá-lo rugoso. Para um melhor resultado, remova toda impureza que impeça a aderência do TAPEREPAIR® ao substrato, tais como tinta, ferrugem, graxa, etc.

2. Vista as luvas e retire a massa epóxi da embalagem. Misture a massa epóxi até que fique com uma cor cinza uniforme.

3. Aplique a massa epóxi misturada imediatamente sobre o local do vazamento. Pressione firmemente a massa sobre a área forçando sua penetração, preenchendo trincas, poros e furos

4. Logo em seguida, imergir a BANDAGEM REPARADORA DE TUBOS em um recipiente com água apertando de 3 a 5 vezes para que a água penetre no rolo. A partir deste momento é necessário trabalhar com agilidade, pois a água ativará a bandagem iniciando o processo de cura. Você terá de 3 a 5 minutos para concluir a aplicação do produto.

5. Envolva o tubo com a bandagem bem esticada, fazendo pressão e recobrindo a região com o vazamento, tracionar até o término do rolo. O ideal é que a bandagem cubra pelo menos uma área de 20 cm de cada lado ao redor do furo.

6. Molhe as luvas com água e alise a bandagem firmemente enquanto estiver “espumando”, no sentido de aplicação da bandagem. Quando parar de espumar, aguardar 30 minutos e abrir pressão gradativamente.

Embalagens

Produto comercializado em kits com 5 cm x 3,5 m (TR1), 10 cm x 9,0 m (TR2) e 15 cm x 9,0 m (TR3).

Informações de segurança

Não ingerir. Evitar o contato com os olhos. Evitar o contato prolongado com a pele. Manter longe do alcance de crianças e animais. Para o manuseio seguro é recomendada a utilização de óculos e luvas de segurança. Estritamente para uso industrial. Para maiores informações e limitações de responsabilidade consultar a FISPQ.